Pirâmide de alimentos


Oi genteee, tudo bem?

Quando pensamos em dieta, logo vem a nossa mente as palavras, fome, restrição, proibição, etc. Por isso, é importante procurar um profissional habilitado para prescrever um plano alimentar.

Muitas pessoas acabam engordando pelo simples fato de não comerem adequadamente, nem sempre porque comem demais, mas fazem as piores escolhas, não controlam horários e nem porções. Os nutricionistas além de muito estudo, tem uma base para prescrever uma dieta, claro, de acordo também a com a necessidade física, peso e altura de cada um. Mas é uma guia simples que deve e pode ser seguida por qualquer pessoa adulta saudável.


A primeira pirâmide de alimentos brasileira foi desenvolvida foi criada em 1999, pela pesquisadora Sonia Tucunduva Philippi, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo). E de lá pra cá vem sendo revisada e alterada conforme as necessidades da população. 
Cada país tem a sua pirâmide, de acordo com a cultura e costumes locais. Em alguns países ela não é representada por uma pirâmide como a nossa, mas sim pela foto de um prato, que tem simplesmente o papel de orientar as pessoas a escolher os alimentos de forma a ter uma refeição equilibrada.

Aqui no Brasil a pirâmide de alimentos tem justamente este formato para ficar claro que os alimentos da base da pirâmide são os que devem ser consumidos em maior quantidade e vão diminuindo as porções conforme vão subindo as faixas da pirâmide, por isso, os doces por exemplo, ficam no topo, pois a orientação é para consumir apenas uma porção diária, enquanto os carboidratos devem ser consumidos em maior escala estão na base da pirâmide com 6 poções diárias.  

Então vamos entender a pirâmide, lembrando que é baseada numa dieta de 2000 kcal diárias.
Importante sempre dar preferência aos grãos integrais por causa das fibras.
Da base para o topo temos quatro faixas que são as seguintes:

Grupo
Faixa
Porções
Especificação
Carboidratos
6
Arroz/pão/batata/mandioca/massas
Legumes e verduras
3
Frutas
3
 -
Leites/ queijos e iogurtes
3
Todos os derivados
Carnes e ovos
1
Feijões e oleaginosas
1
Oleaginosas (castanhas em geral)
Óleos e gorduras
1
Acúcares e doces
1
Chocolates e sobremesas

A pirâmide deste ano também chama atenção para a prática de atividade física, no mínimo 30 minutos diários e para o fracionamento das refeições, sendo 6 vezes ao dia (café da manhã, almoço e jantar e os lanches intermediários). Por isso a importância de comer de 6 em 6 horas.

Ressalto que a pirâmide é um guia alimentar, e que não há individualidade bioquímica. Para pessoas saudáveis é uma boa base do que, e de quanto se deve comer, mas há muitas exceções principalmente para quem tem alguma patologia clínica como diabetes ou alguma outra doença. As quantidades e restrições para cada caso podem ser diferentes e somente devem ser prescritas por um nutricionista.

Crianças, idosos, vegetarianos entre outros podem precisar de outras quantidades de cada grupo. No mais, seguir esse tipo de orientação é super tranquilo, e nos norteia sobre o quanto devemos comer de cada grupo alimentar.

Um guia prático e simples que pode ser seguido sem problemas por pessoas que não necessitam de nenhuma dieta especial.

Gostaram?

bjus


You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images